Últimos Eventos

ENCONTROS COM A HISTÓRIA DAS ÁFRICAS Inscrições Abertas



Mini-Curso: Religião e sociedade na África contemporânea: um olhar sobre a trajetória do cristianismo africano no século XX. No processo das pesquisas sobre as missões destaca-se a importância de uma abordagem sobre as relações entre os países africanos e a Santa Sé. Diante disso, o exame do processo de construção do chamado Sistema Internacional de Estados, entre os séculos XVI e XX, torna-se frágil, quando não for considerado o papel da Igreja. Por sua especificidade, enquanto instituição supranacional, ela assumiu posição central, tanto do ponto de vista diplomático quanto pelo aspecto dos chamados projetos político-religiosos, que propunham a formação de “almas” ditas civilizadas nos diversos cantos do mundo no período mencionado. No século XXI, vivem-se tempos obscuros, em que as linhas de atuação deste sistema de Estados já não conseguem responder aos desafios gerados por um mundo diverso e profundamente interligado pela globalização. Os atores da guerra já não são mais necessariamente os Estados, antigas estratégias de combate são reeditadas, replicando o desrespeito aos direitos humanos, as organizações internacionais, aparentemente intocáveis, pois que conduzidas por países ditos desenvolvidos, foram invadidas pelos problemas que vem do além mar. Perceber o posicionamento político desta Igreja, desde o início do pontificado de Francisco I (2013), para a África pode gerar um banco de dados e diferentes análises que auxiliem na reflexão de como esta instituição posiciona-se nesta crise internacional do Sistema de Estados e, inclusive, como silencia ante algumas questões.


Conferência: Educação missionária em África: experiências em diálogo – um olhar sobre a trajetória da Escola Industrial de Carapira (1964-1992). Na conferência se analisará a trajetória da educação colonial fundada sob o estatuto do indigenato, onde se preconizava a educação artesanal para as populações do norte de Moçambique, denominadas nativas e as transformações decorrentes dos movimentos de libertação nacional e da necessária transformação do sistema escolar, fazendo com que as escolas se tornassem industriais e frequentadas pelos cidadãos da nação Moçambicana, a partir de 1975. Faremos esta discussão, a partir da exemplaridade da Escola Industrial de Carapira que fora uma referencia da educação colonial e tornou-se uma instituição de destaque no processo pós fim do colonialismo.


Exposição de fotos: 32 anos de descobertas e aprendizado: a experiência de viajar por espaços da Ásia por Achom Thomas Schindler. Através de fotos que apresentará das suas viagens na Índia, na Indonésia e em alguns outros países da Ásia, o fotógrafo deseja compartilhar as formas que encontrou de partilhar o que vivenciou nos lugares que passou. O fotografo Schindler nasceu em 1959 na cidade de Bielefeld, na Alemanha.

Período do Evento: 26/06/2018 à 27/06/2018
Período de Inscrições: 12/06/2018 à 25/06/2018

VII JORPIBID Inscrições Encerradas

PIBID: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

O QUE É?

             O programa institucional de Bolsas de Iniciação a Docência é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

 

VII JORNADA

 

Durante o ano os bolsistas PIBID realizam as mais variadas atividades nas escolas parceiras . Anualmente a Coordenação realiza jornadas para divulgação dessas atividades. Neste ano estamos realizando a VII Jornada do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência—VII JORPIBID, que ocorrerá de 14 a 16 de março de 2018, com o tema: PIBID: Programa Institucional e/ou Compromisso Social.

O tema mostrará a inquestionável importância do PIBID em todos os setores da sociedade 

Período do Evento: 14/03/2018 à 16/03/2018
Período de Inscrições: 09/02/2018 à 13/03/2018

I SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DA FEFF-UFAM Inscrições Encerradas

ATENÇÃO: informamos que a realização da inscrição está sendo exclusivamente através do site do evento: https://feffufammultidisci.wixsite.com/seminariopesquisa

 

Acesse o site e verifique os procedimentos para inscrição

 

 

O I Seminário Multidisciplinar de Pesquisa e Pós Graduação da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF-UFAM) torna-se realidade devido a necessidade observada pelo seu corpo docente quanto à interação entre as Ciências que estudam o movimento humano, suas funcionalidades e saúde para o entendimento da complexidade e do caráter epistemológico e reflexivo desta temática.

 

O surgimento do Seminário vai de ao encontro da proposta de mestrado acadêmico que será submetida à CAPES, ainda este ano, pela FEFF-UFAM, a qual evidencia a importância da multidisciplinaridade para compreensão e solução de problemas complexos que envolvem o ser humano em sua totalidade. Para mais, será uma das poucas propostas no Brasil que defende a formação de mestres com competência de interpretar holisticamente os fenômenos que envolvem o movimento humano e suas respectivas funcionalidades e a saúde.

 

Para o maior esclarecimento sobre o novo paradigma da multiplicidade e da diversidade humana envolvida no estudo do movimento corporal, suas funcionalidades e a saúde, a Comissão Organizadora convidou professores/pesquisadores de elevada categoria nos estudos, pesquisas e projetos que enfatizam o perfil integrador e de desenvolvimento das áreas Sociais e Humanidades, Biológicas e Saúde e Tecnologia, Gestão e Exatas. Da mesma forma, acreditamos que a descompartimentalização das Ciências estará presente nos temas dos trabalhos de divulgação científica e das discussões a serem valorizadas durante as mesas-redondas.

 

Portanto, será um momento de diálogo e reflexões a respeito das motivações e possibilidades da inter/multi/transdisciplinaridade em estudos e pesquisas que tentam responder às questões complexas do movimento humano, suas funcionalidades e saúde na Região Norte do Brasil. A propósito, sejam bem-vindos ao Seminário Multidisciplinar no período de 8 a 10 de novembro de 2017 com a tradicional hospitalidade manauara e com a qualidade da maior Universidade do Estado do Amazonas e uma das principais da Região Norte.

Período do Evento: 08/11/2017 à 10/11/2017
Período de Inscrições: 01/09/2017 à 03/11/2017

Acesse sua Conta...

CPF:
Senha:
 
Esqueci minha senha?

...ou Cadastre-se

Nome Completo: *
Nome da Instituição: *
Sigla do Órgão:
Nome do Órgão:
Cargo: *
Nome para Crachá: *
Telefone: *
CPF: *
E-mail: *
Confirma e-mail: *
Senha: *
Confirma Senha: *